Artistas se unem para elaborar Lei de Incentivo à Cultura de Camboriú | Câmara de Vereadores de Camboriú – Poder Legislativo Municipal

Artistas se unem para elaborar Lei de Incentivo à Cultura de Camboriú

A noite chuvosa de quinta-feira (02) não espantou o entusiasmo dos camboriuenses engajados na luta cultural. A audiência pública organizada através de um requerimento da vereadora Jane Stefenn (REDE), uniu artistas de diferentes segmentos nas dependências da Câmara de Camboriú. Na presença dos vereadores e do prefeito Élcio Rogério Kuhnen, os artistas camboriuenses, protagonistas da noite, com firmeza explanaram as principais dificuldades do setor cultural de Camboriú.

Para abrir a discussão a vereadora Jane leu um esboço da sua proposta para a criação da lei e abriu espaço para que representantes da música, literatura, artesanato, dança e outras artes dessem suas contribuições. O produtor Eduardo Hora, que auxiliou na elaboração da mesma lei na cidade vizinha de Balneário Camboriú, contou sua experiência e destacou que é preciso transformar o olhar do Poder Executivo sobre a Cultura. “Lei para fomentar a cultura do município não significa perder verba, mas sim, investir no bem estar e desenvolvimento humano da população”, defendeu.

A fala do produtor abriu o debate sobre a participação dos camboriuenses nas discussões sobre cultura, pois segundo alguns participantes já foram realizados outros encontros para debater os problemas do setor, mas não houve participação. Com o objetivo de estimular o diálogo e definir o próximo passo, a idealizadora da audiência propôs a formação de um conselho com representantes de cada segmento artístico. “Os integrantes vão representar os colegas da profissão e irão definir, em dois encontros, o texto da Lei de Incentivo à Cultura de Camboriú” justificou a vereadora que garantiu que uma nova audiência será organizada para apresentar o documento final.

O prefeito Élcio agradeceu o apoio e organização dos artistas, e falou também sobre a importância de preservar e fomentar a cultura da cidade. “A cultura demonstra as expressões de um povo, marca gerações e investir nesse setor é respeitar a história de cada camboriuense”, argumentou. O prefeito falou ainda do seu desejo de preparar os espaços públicos da cidade para que se tornem palcos de apresentações artísticas e incentivo para que crianças e adolescentes expressem seus talentos.

Márcia Regina Oliveira Freitag, presidente da Câmara de Vereadores, finalizou a audiência defendendo que as discussões futuras sobre o tema precisam ser amplas e que o conselho formado será um instrumento fundamental para dar voz aos artistas de Camboriú.