Câmara pretende criar ‘Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia’ | Câmara de Vereadores de Camboriú – Poder Legislativo Municipal

A Câmara de Vereadores aprovou em primeira votação, nesta terça-feira (08), o projeto de lei que institui o “Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia”. A proposta, de autoria da vereadora Inalda do Carmo (DEM), sugere que a data seja celebrada, anualmente, no dia 12 de maio, data comemorativa ao dia mundial da fibromialgia.

Em seu discurso a vereadora lembrou de uma amiga que faleceu e que sofria com esta doença invisível. “Muitos médicos a diagnosticaram com problemas psicológicos, afirmando que ela não tinha nada. Precisamos chamar a atenção para esta doença tão difícil de ser diagnosticada”, alertou.

A proposta do projeto é reservar a data para que a discussão sobre o tema seja ampliada e a conscientização resulte em mais empatia com os pacientes que sofrem com essa doença.

Entenda o que é a Fibromialgia

Esta doença se apresenta através de dores intensas por várias partes do corpo que provocam fadiga, distúrbios do sono e episódios depressivos. A doença é silenciosa, não detectável em exames laboratoriais e, às vezes, não causa qualquer transformação externa na pessoa.

A origem da doença ainda não é totalmente conhecida. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população.  As mulheres na faixa etária de 30 a 55 anos são as mais atingidas, mas existem alguns casos em pessoas mais velhas, crianças e adolescentes. Por isso, a sociedade alerta para a importância de os pais observarem sintomas como dor desproporcional a lesões ou excesso de fadiga.

Por estar relacionada com casos de depressão, muitas vezes a fibromialgia é vista como um transtorno apenas psicológico, mas na verdade é uma dor crônica que pode levar à depressão.

Legislativo – única votação

Decreto Legislativo nº 001/2018 – Aprova as contas da Prefeitura Municipal no exercício de 2016.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Projeto de Lei nº014/2018: De autoria da vereadora Inalda do Carmo (DEM): “Institui o “Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia” no município de Camboriú.” Saiba mais.

Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei n.º 023/2018: “Dispõe sobre a autorização de transferência de recursos financeiros mediante a celebração de Termo de Colaboração entre o Município de Camboriú/ Fundação Municipal de Esportes e a Associação Desportiva Atlético Camboriuense – ADAC e dá outras providências.” O documento pretende custear com a transferência de recursos financeiros de até R$ 35.000,00, o projeto “FORMANDO VALORES”, da Adac.

Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº029/2018: “Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a executar despesas com a 151ª Festa Cultural do Divino Espírito Santo.” Saiba mais.

Requerimentos

Nº 33/2018 O Vereador José Simas (DEM), com fundamento no Artigo 148, inciso VI, do Regimento Interno REQUER, à presidente desta Casa Legislativa, ouvido o plenário, que oficie o Poder Executivo para que envie esclarecimentos sobre a academia ao ar livre da localidade do Braço, que foi retirada em fevereiro do ano passado da praça onde havia sido instalada, para receber manutenção e, até o presente momento, não foi reinstalada. A situação tem causado insatisfação dos moradores que usavam da mesma para praticar exercícios físicos e pedem que alguma providência seja tomada.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Nº 75/2018 do Vereador Vilson Albino (PV), que seja encaminhada Moção de Congratulações à empresa Exibmarcas Outdoor, localizada na Rua Porto Alegre N°781, no bairro Areias, pela iniciativa em ter colocado outdoor pela Cidade fortalecendo a campanha contra a proliferação do mosquito transmissor da Chikungunya, Zica e Dengue. Um assunto de grande relevância para o momento atual, onde existem inúmeros focos do mosquito em nosso município.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Nº 78/2018 do Vereador Amilton Bianchet – Mito (PSDB), que oficie à Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, para que encaminhe a esta Casa, esclarecimentos sobre o Programa Bolsa Família, sendo eles os seguintes questionamentos:

Número de famílias cadastradas no programa?

Quem é responsável por fiscalizar a execução do programa?

Quais os procedimentos de fiscalização?

Essas informações são importantes para que possamos sanar dúvidas sobre como e quem realmente é beneficiado por este programa, buscando assim também verificar se o programa vem sendo executado de acordo com as legislações que o regulamentam.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Nº 83/2018 do Vereador John Lenon Teodoro (PSDB), que seja encaminhada Moção de Congratulações ao jornalista Flávio Silva, pelo encerramento do seu ciclo de 30 anos em atividade na rádio Camboriú.