Câmara pretende criar ‘Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia’ | Câmara de Vereadores de Camboriú – Poder Legislativo Municipal

Câmara pretende criar ‘Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia’

A Câmara de Vereadores aprovou em primeira votação, nesta terça-feira (08), o projeto de lei que institui o “Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia”. A proposta, de autoria da vereadora Inalda do Carmo (DEM), sugere que a data seja celebrada, anualmente, no dia 12 de maio, data comemorativa ao dia mundial da fibromialgia. 

Em seu discurso a vereadora lembrou de uma amiga que faleceu e que sofria com esta doença invisível. “Muitos médicos a diagnosticaram com problemas psicológicos, afirmando que ela não tinha nada. Precisamos chamar a atenção para esta doença tão difícil de ser diagnosticada”, alertou.

A proposta do projeto é reservar a data para que a discussão sobre o tema seja ampliada e a conscientização resulte em mais empatia com os pacientes que sofrem com essa doença.

Entenda o que é a Fibromialgia

Esta doença se apresenta através de dores intensas por várias partes do corpo que provocam fadiga, distúrbios do sono e episódios depressivos. A doença é silenciosa, não detectável em exames laboratoriais e, às vezes, não causa qualquer transformação externa na pessoa.

A origem da doença ainda não é totalmente conhecida. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população.  As mulheres na faixa etária de 30 a 55 anos são as mais atingidas, mas existem alguns casos em pessoas mais velhas, crianças e adolescentes. Por isso, a sociedade alerta para a importância de os pais observarem sintomas como dor desproporcional a lesões ou excesso de fadiga.

Por estar relacionada com casos de depressão, muitas vezes a fibromialgia é vista como um transtorno apenas psicológico, mas na verdade é uma dor crônica que pode levar à depressão.

Confira a pauta completa:

Legislativo – única votação

 Decreto Legislativo nº 001/2018 – Aprova as contas da Prefeitura Municipal no exercício de 2016.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Legislativo – 1ª votação

Projeto de Lei nº014/2018: De autoria da vereadora Inalda do Carmo (DEM): “Institui o “Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia” no município de Camboriú.” Saiba mais.

Aprovado por unanimidade.

Executivo – 2ª votação

 Projeto de Lei n.º 023/2018: “Dispõe sobre a autorização de transferência de recursos financeiros mediante a celebração de Termo de Colaboração entre o Município de Camboriú/ Fundação Municipal de Esportes e a Associação Desportiva Atlético Camboriuense – ADAC e dá outras providências.” O documento pretende custear com a transferência de recursos financeiros de até R$ 35.000,00, o projeto “FORMANDO VALORES”, da Adac.

Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº029/2018: “Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a executar despesas com a 151ª Festa Cultural do Divino Espírito Santo.” Saiba mais.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Requerimentos

 Nº 33/2018 O Vereador José Simas (DEM), com fundamento no Artigo 148, inciso VI, do Regimento Interno REQUER, à presidente desta Casa Legislativa, ouvido o plenário, que oficie o Poder Executivo para que envie esclarecimentos sobre a academia ao ar livre da localidade do Braço, que foi retirada em fevereiro do ano passado da praça onde havia sido instalada, para receber manutenção e, até o presente momento, não foi reinstalada. A situação tem causado insatisfação dos moradores que usavam da mesma para praticar exercícios físicos e pedem que alguma providência seja tomada.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Nº 75/2018 do Vereador Vilson Albino (PV), que seja encaminhada Moção de Congratulações à empresa Exibmarcas Outdoor, localizada na Rua Porto Alegre N°781, no bairro Areias, pela iniciativa em ter colocado outdoor pela Cidade fortalecendo a campanha contra a proliferação do mosquito transmissor da Chikungunya, Zica e Dengue. Um assunto de grande relevância para o momento atual, onde existem inúmeros focos do mosquito em nosso município.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Nº 78/2018 do Vereador Amilton Bianchet – Mito (PSDB), que oficie à Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, para que encaminhe a esta Casa, esclarecimentos sobre o Programa Bolsa Família, sendo eles os seguintes questionamentos:

Número de famílias cadastradas no programa?

Quem é responsável por fiscalizar a execução do programa?

Quais os procedimentos de fiscalização?

Essas informações são importantes para que possamos sanar dúvidas sobre como e quem realmente é beneficiado por este programa, buscando assim também verificar se o programa vem sendo executado de acordo com as legislações que o regulamentam.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

Nº 83/2018 do Vereador John Lenon Teodoro (PSDB), que seja encaminhada Moção de Congratulações ao jornalista Flávio Silva, pelo encerramento do seu ciclo de 30 anos em atividade na rádio Camboriú.

Aprovado por unanimidade dos presentes.

 

Serviços
TV Câmara
Portal Transparencia
Prefeitura de Camboriú
Receba as Notícias da Câmara

Seu nome

Seu e-mail