Da educação à política | Câmara de Vereadores de Camboriú – Poder Legislativo Municipal

Da educação à política

Se descrevermos Marli Teresinha Schmitt Garcia como uma mulher de estatura baixa, pele clara, cabelos curtos e olhos azuis marcantes, talvez você a imagine como alguém sensível e delicada. Entretanto, ao escutá-la e observar com atenção seu olhar, vai perceber que as suas características mais marcantes são: a sabedoria e a confiança.

A sabedoria é fruto da dedicação aos anos como professora, mas também, pela sua cautelosa experiência profissional como Secretária de Educação e vereadora da Câmara de Camboriú. Marli, agora aposentada, declara com orgulho que não apenas passou pelos cargos públicos, mas os viveu e se aprofundou neles.

Essa intensidade com que se dedicou a vida pública talvez seja um reflexo do motivo que a fez entrar na política. O momento não era nada feliz, ela acabara de perder uma filha, e seu marido e amigos consideraram que essa experiência pudesse dar a ela forças para continuar. A vida política a resgatou, não arrancou a dor, mas a fez acreditar que podia ajudar outras pessoas. E ela ajudou.

 

Marli foi a vereadora mais votada em sua primeira eleição no ano de 1996. Com o apoio de alunos, ex-alunos e pais, ela conquistou a reeleição para os mandatos de 2001 a 2004 e 2005 a 2008. Ao longo desses anos ela conta que se dedicou exclusivamente aos trabalhos legislativos. “Eu sempre estudei o orçamento e ficava de olho na Lei Orçamentária e quando percebia que a prefeitura estava fazendo algo fora do previsto questionava”. 

Entre as ações como vereadora, as que mais a orgulha são: a denúncia que fez em relação a tentativa, de alguns parlamentares, de burlar a aprovação da Lei Orgânica da cidade, projetos de lei de sua autoria, como a Lei do Moto-táxi e a Lei do Silêncio, e também a Lei que concedeu o título de Cidadão Honorário ao Padre Alcides, conhecido pároco de Camboriú.

O tempo que a política a orgulhava passou, hoje admite estar decepcionada, mas não desmotivada na busca por tempos melhores. Mesmo sem desejar voltar à política, Marli destaca com brilho nos olhos e um largo sorriso que amou ser vereadora de Camboriú. “Essa época me deixou grandes amigos e boas recordações”.

 

 

Serviços
TV Câmara
Portal Transparencia
Prefeitura de Camboriú
Receba as Notícias da Câmara

Seu nome

Seu e-mail