Empoderamento feminino é tema de evento na Câmara de Vereadores de Camboriú | Câmara de Vereadores de Camboriú – Poder Legislativo Municipal

Empoderamento feminino é tema de evento na Câmara de Vereadores de Camboriú

Na noite dessa quinta-feira (8), será realizado na Câmara de Vereadores de Camboriú, um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Mais direito, mais participação e mais PODER”, as palestrantes convidadas trabalharão a importância da representatividade feminina e as lutas e conquistas das mulheres nesses trinta anos da aprovação da Constituição Federal, conhecida como “constituição cidadã”. Além das palestras, as mulheres que prestigiarem o evento poderão participar de um bate-papo com mesa de café e na sequência sorteio de brindes.  

“Queremos uma noite de aprendizado, mas também de integração, reflexão e comemoração. Afinal, temos conquistas a celebrar nesses trinta anos da Constituição que zelou por proteger nossos direitos”, explica a vereadora Jane Stefenn (REDE), idealizadora do evento que conta com o apoio das vereadoras Inalda do Carmo e Marcia Freitag, presidente da Casa.

Quem abre a rodada de palestras é a jornalista Sílvia Mendes, professora universitária, pesquisadora e militante sobre questões de gênero, cultura e sociedade. Seguindo o tema do evento, Sílvia vai abordar as questões de representatividade, desigualdade social e importância da ocupação de espaços de poder. “Temos uma realidade em que uma maioria de homens decide sobre as políticas públicas que nos afetam diretamente e ainda legislam sobre o nosso corpo. É fundamental que a gente desperte para o problema grave que é essa realidade, que todas entendamos a importância da representatividade e como a falta dela impacta diretamente nas nossas vidas”.

Na sequência, a advogada Natalia Guilhermetti Garcia, atuante na luta feminista, fala sobre os trinta anos da Constituição Cidadã para celebrar o marco contemporâneo na proteção pelo direito das mulheres. “Em 2018, o Dia da Mulher tem uma importância singular para os ganhos históricos e sociais. Ainda existe luta a ser encabeçada, mas objetivos conquistados a serem comemorados”, adianta.

As palestras terão duração de trinta minutos e na sequência espaço aberto para perguntas durante quinze minutos. Às 21h começa o sorteio de brindes. O café estará servido durante todo o evento.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

19H – Mais direitos, mais participação, mais PODER

Palestra com Sílvia Mendes – jornalista, professora universitária, mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora e militante sobre questões de gênero, cultura e sociedade. Professora de Sociologia da Comunicação e temas afins.

19h30 às 19h45 – Aberto a perguntas

20H – 30 anos de constituição cidadã e os direitos das mulheres

Palestra com Natalia Guilhermetti Garcia – formada em direito pela Universidade do Vale do Itajaí e pós-graduanda em Direito do Trabalho e Relações de Emprego. Ex-Diretora LGBT da UJS. Membro fundadora e ex Vice-presidente da União Nacional LGBT do Vale do Itajaí. Na luta feminista, é Membro Fundadora da Coletiva de Mulheres do Vale do Itajaí. Hoje, é Suplente do Conselho da Mulher do município de Balneário Camboriú, integrando a Comissão LBTI+ e Comissão de Projetos e Legislação. Secretária adjunta da entidade Semear, com estudos atuantes sobre gênero e luta social.

20H30 ÀS 20H45 – aberto a perguntas

21h – Sorteio de brindes

O café estará servido durante todo o evento.

Serviços
TV Câmara
Portal Transparencia
Prefeitura de Camboriú
Receba as Notícias da Câmara

Seu nome

Seu e-mail