Fim do silêncio: Câmara de Vereadores participa do Setembro Amarelo | Câmara de Vereadores de Camboriú – Poder Legislativo Municipal

Fim do silêncio: Câmara de Vereadores participa do Setembro Amarelo

Casa Legislativa promove palestra com o tema Suicídio: Indícios e Prevenção.

Camboriú faz parte da região catarinense com o mais alto índice de suicídios. Segundo dados oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Mas, só na cidade vizinha de Balneário Camboriú, em 2016 foram registrados 21 casos. Apesar do Ministério da Saúde já considerar o suicídio um problema de saúde pública, ainda há muito tabu sobre o tema.

Pensando na prevenção, que basicamente é a quebra do silêncio sobre o tema, há alguns anos existe um movimento mundial chamado de Setembro Amarelo. Durante este mês, entidades médicas e a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio, se unem para levar informações ao máximo de pessoas. Com o objetivo de contribuir para a discussão do assunto, a Câmara de Vereadores de Camboriú decidiu participar da campanha.

“Acompanhamos os casos de suicídio em nossa cidade e região, por isso não poderíamos ficar alheios a este movimento. Representamos o povo e devemos debater cada aspecto da saúde de nossa população”, afirmou a Presidente Márcia Regina Freitag.

O tema já foi pauta de reunião dentro da Câmara de Vereadores. No último mês, José de Arimatéria, coordenador geral do Centro de Valorização da Vida (CVV), participou de um encontro da Frente Parlamentar de Proteção à Vida e à Família, e esclareceu as principais causas do suicídio. “Na maioria dos casos as pessoas sofrem de transtornos mentais ou emocionais, principalmente a depressão, por isso a importância do diálogo”, explicou.

A Câmara de Vereadores irá debater mais o tema neste mês, porém desta vez com uma palestra aberta ao público. No dia 20 de setembro, a partir das 19h, com o tema “Suicídio: Indícios e Prevenção”, o palestrante Doutor Marco Antônio César, médico Psiquiatra, irá explicar como é possível identificar os pensamentos suicidas nas pessoas próximas e como falar sobre o assunto.

A palestra é gratuita e será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, na Rua Siqueira Campos, nº 480, Centro, em Camboriú.