Programa de Vacinação Domiciliar facilitará o atendimento a idosos e pessoas com deficiência de Camboriú | Câmara de Vereadores de Camboriú – Poder Legislativo Municipal

Com o objetivo de facilitar o atendimento e alcançar a meta de vacinação de Camboriú, a vereadora Jane Stefenn (Rede) apresentou o projeto que instituiu o Programa de Vacinação Domiciliar.

O programa, criado através da Lei 3.088/2018, determina que os moradores idosos ou com alguma deficiência, que estejam impossibilitados de se deslocar até os pontos de vacinação, recebam a prevenção em casa.

As pessoas que se enquadrarem nessas exigências deverão solicitar o atendimento domiciliar junto a Secretaria de Saúde. Essa solicitação pode ser feita pelos familiares.

Na justificativa do projeto nº31/2018, que deu origem a Lei, a autora Jane Stefenn destacou que muitas vezes, a dificuldade de deslocamento até uma unidade de saúde coloca em risco tanto a população idosa quanto as pessoas com deficiência. “Esses indivíduos deixam de tomar vacinas essenciais para a saúde e qualidade de vida ficando assim suscetíveis a doenças que podem evoluir até causar a morte”, conclui.

Confira a lista de vacinas a serem aplicadas dentro programa: Vacina contra a gripe (influenza); vacina contra a pneumonia (pneumococo), vacina contra difteria e tétano (duplo adulto – dt); vacinas tornadas obrigatórias eventualmente, por força de lei e doses de reforço, inclusive de outros tipos de vacina quando for o caso.

Como o município possui 90 dias para regulamentar a Lei, o programa entrará em vigor definitivamente em 2019.