Projeto de lei que cria alvará facilitado é aprovado em Camboriú | Câmara de Vereadores de Camboriú – Poder Legislativo Municipal

Projeto de lei que cria alvará facilitado é aprovado em Camboriú

Segundo dados do Banco Mundial, o tempo que se leva para abrir uma empresa no Brasil, é um dos maiores do mundo. O processo, que já chegou a durar 152 dias em 2007, hoje dura 119, colocando o país em 179º no ranking de burocracia feito entre 183 países. Dos países que compõe o BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil é o mais lento para a abertura de novas empresas.

Com o objetivo de descomplicar e apoiar o empreendedorismo em Camboriú o vereador John Lenon Teodoro (PSDB) propôs a criação do alvará facilitado, através do Projeto de Lei nº64/2018. O documento garante que o alvará seja expedido em até 72 horas, e dispensa a vistoria dos Bombeiros, Vigilância Sanitária e Fundação do Meio Ambiente para empresas prestadoras de serviços, profissionais liberais e autônomos, que não exerçam atividade comercial física ou armazenamento de produtos e estoque em sua sede, nos casos em que o grau de risco da atividade seja considerado baixo.

Segundo o autor do projeto, a iniciativa é desburocratizar a gestão pública e dar mais dinamismo e desenvolvimento econômico para a cidade de Camboriú. O documento foi aprovado por unanimidade na Câmara e para se tornar Lei e entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Élcio Rogério Kuhnen.

Vereadores aceitam a retirada do projeto de doação de terreno para Acibalc

Durante a sessão de ontem (27), os vereadores aprovaram por unanimidade a retirada do Projeto de Lei nº37/2018, que autorizaria a Prefeitura de Camboriú a doar terreno para a construção da sede da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC.

O pedido de retirada partiu da própria associação que oficializou a desistência através de um comunicado à imprensa. Um dos argumentos utilizados para justificar o pedido foi a repercussão negativa diante da comunidade.

A nova sede da Acibalc seria construída num terreno doado pela Prefeitura, no bairro Tabuleiro. A obra teria 600m² e abrigaria a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 1ª votação, no dia 20 de novembro.

Projeto de Resolução nº 003/2018: “Acrescenta dispositivo na resolução nº 006/92”. Saiba mais.

Retirado da pauta.

Projeto de Lei nº034/2018: De autoria do vereador Josué Pereira (MDB): “Institui o programa municipal de plantas medicinais e fitoterápicas na rede municipal de saúde do município de Camboriú e dá outras providencias.” Saiba mais.

Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº043/2018: De autoria dos vereadores Inalda do Carmo (DEM) e John Lenon Teodoro (PSDB): “Dispõe sobre a criação do programa “Parque Canino” para cães de pequeno, médio e grande porte no município de Camboriú e dá outras providências ”. Saiba mais.

Retirado da pauta.

Projeto de Lei nº 064/2018: De autoria do vereador John Lenon Teodoro (PSDB): “Altera dispositivo na Lei Municipal nº 1855/2007 e dá outras providências”. Saiba mais.

Requerimentos

Nº 239/2018 dos Vereadores Vilson Albino (PV) e Márcio Roberto Muller (DEM), que oficie o Prefeito Municipal Sr. Elcio Rogério Kuhnen para que junto ao secretário do Desenvolvimento Econômico Mário Bianchet, envie a esta Casa as seguintes informações sobre o Distrito Industrial:

Quais as áreas livres do Distrito Industrial que estão em poder do Município;

A cópia da planta dessas áreas livres;

Qual a previsão para um cadastramento para novas empresas;

Quantas e quais são as empresas novas que se cadastraram e receberam áreas desde janeiro de 2017 até a presente data. E a cópia dos decretos das mesmas.

Aprovado por unanimidade.

Nº 245/2018 dos Vereadores Marcio Antonio Pereira (PV) e Vilson Albino (PV), que oficie o Prefeito Municipal Sr. Elcio Rogério Kuhnen para que junto à Secretaria de Administração, através de seu Departamento de Recursos Humanos, envie para essa Casa as seguintes informações em relação aos funcionários efetivos que estão licenciados:

1) Nome completo do funcionário;

2) Função do funcionário;

3) Data de início do pedido de Licença;

4) Qual o motivo do pedido de Licença;

5) Dos licenciados, quais estão com vencimentos e quais estão sem vencimentos.

Aprovado por unanimidade.

Nº 251/2018 do Vereador John Lenon Teodoro (PSDB), que oficie o Governo Municipal para que juntamente com a Secretária da Assistência Social, envie a esta casa relatório contendo as seguintes informações:

– Quantidade de cestas básicas entregues de Janeiro de 2018 até o presente momento, apresentando relatório mês a mês;

– Quantidade de famílias beneficiadas.

A presente proposição visa auxiliar as funções fiscalizadoras deste parlamentar.

Aprovado por unanimidade.

Nº 261/2018 da Vereadora Márcia Regina Oliveira Freitag (PSDB), que seja encaminhada MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES à família Koch, sendo José Koch (diretor presidente), Sebastião Koch (diretor operacional), Antônio Koch (diretor de recursos humanos), Geraldo Koch (diretor administrativo) e Albano Koch (diretor de expansão), por acreditarem no município de Camboriú, inaugurando o 4° empreendimento da rede de supermercados em nossa cidade no dia 07/11 do corrente ano, colaborando ainda mais pelo desenvolvimento e fortalecimento do comércio local, gerando 450 empregos aos nossos moradores. O novo Kompão Koch Atacadista do bairro Areias em Camboriú é o 21° da rede Koch/Komprão com sede em Tijucas-SC, presentes também em muitos outros municípios de Santa Catarina, sendo administrado pela família.

Aprovado por unanimidade.

Nº 267/2018 do Vereador Adriano Gervásio (PSDB), que seja encaminhada MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO ao Sr. Paulinho César da Silva Martins, 3º Sargento da Primeira Cia da Policia Militar de Camboriú.